Vinho Brasileiro, com Orgulho

Qual é o melhor vinho do mundo? Aquele de que você gosta! Acima de opinar se um vinho é o melhor do mundo, se é parecido com este ou aquele , o mais importante é provar o vinho e tirar as próprias conclusões.

Há estilos e sabores para todos os gostos, bolsos e tendências. E o vinho Brasileiro? O vinho Brasileiro é, acima de tudo, Brasileiro. Dependendo da origem a partir das várias regiões viti-vinícolas, pode variar um pouco quanto ao sabor e estilo. Principalmente se a comparação acontecer entre os vinhos do Sul com os do Nordeste.

Como boa parte do vinho elaborado no Brasil vem do Rio Grande do Sul, principalmente da Serra Gaúcha, além da Pizzato estar localizada em tal região, esta será o referencial para a questão no momento. Como fica então o vinho da Serra Gaúcha? Fica bem posicionado, obrigado. É um vinho que tem estrutura média, álcool adequado para as atividades principais do vinho (à mesa), acidez que traz leveza, refrescância e jovialidade (e permite amadurecer, sim) e mantém sua juventude com o passar do tempo.

Claro que existem variações de estilo entre as regiões e os produtores, mas todos têm a relação fundamental com as características do ecossistema de onde provêm as uvas. Enfim, é Brasileiro da Serra Gaúcha e, em alguns casos, de sub-regioes da mesma que foram demarcadas gerando Indicações Geográficas (IG).

No caso da Pizzato, localizada no Vale dos Vinhedos, primeira IG Brasileira, que iniciou como Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (IPVV), meio termo entre um IG genérica e uma Denominação de Origem, e agora foi convertida em Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV), os vinhos que carregam a marca PIZZATO são elaborados com uvas do Vale dos Vinhedos, onde cultiva 26 hectares.

E, com as uvas do segundo vinhedo da Pizzato (de 16 hectares), localizado em DOUTOR FAUSTO de Castro - Linha Emília, Dois Lajeados, RS, ainda na Serra Gaúcha, são elaborados os vinhos da marca FAUSTO. Tal vinhedo fica a 50 km da sede da empresa no Vale dos Vinhedos.

E a diferença entre tais vinhos dependem tanto desta distância? Claro que não! O ambiente no qual ocorre a produção das uvas, ou TERROIR vitícola, não muda muito no que tange às variáveis independentes da ação do homem (topografia, composição do solo, clima e afins); mas, a decisões do homem podem fazer com que o vinho final seja ligeiramente diferente em estilo, sem artificialidades. Ambos são vinhos essencialmente da Serra Gaúcha, com estilo bem característico.

Em artigo futuro será comentado sobre as diferenças entre eles.