O vinho é elaborado a partir de uvas selecionadas e de vinhedos próprios, utilizando-se controles apurados em todas as etapas de produção. Modernas técnicas e equipamentos são utilizados na elaboração dos vinhos, desde o processo de desengace e esmagamento com equipamentos adequados, fermentação com controle de temperatura e uso de leveduras selecionadas e a maceração em pipas de aço inoxidável.

No que tange à questão fermentação, a empresa optou por desenvolver tanques de aço com relação diâmetro/altura maior do que as utilizadas no mercado, com o objetivo de tirar o máximo do processo de remontagem e dos bons resultados advindos da conseqüente maior área de interação entre mosto e cascas.

Segue-se um período de estabilização natural e eventual complementação da fermentação malolática, também em tanques de aço inoxidável. Vale ressaltar neste ponto que todos os vinhos da Pizzato passam por fermentação malolática.

Posteriormente o produto é envelhecido em barricas de carvalho americano por aproximadamente 4 (quatro) meses, resultando em um produto de melhor bouquet e maior complexidade de aromas (efeitos da micro-oxigenação permitida pelas barricas, além dos aromas oriundos da própria madeira), sendo então engarrafado e mantido em repouso até a sua comercialização .